Quero me recordar no futuro de algumas experiências que estou vivendo nessa gestação. Umas boas, que valem a pena serem revividas no futuro, e outras ruins, mas que podem servir de aprendizado. Vou começar com algumas coisas boas, que são mais gostosas de contar, claro! :-)
Nos 7 primeiros meses tive uma disposição incrível! Podia dormir apenas 4 horas, e mesmo assim me sentia ótima o dia todo, super animada, feliz e ativa! Curti muito a barriga crescendo, os primeiros movimentos da bebê, as imagens dela nas ultras e as comprinhas (roupinhas, sapatinhos, coisas para o quarto e para o dia-a-dia).
Passado o sétimo mês, comecei a ficar cansada.
Começou com o inchaço dos pés. Venho usando meias Kendall média compressão tamanho M. São chatinhas, porque apertam no elástico da barriga, bem em cima de uma costela que fica machucando dentro da barriga. Mas, ajudam muito a desinchar as pernas.
Tenho dificuldades para dormir desde antes da gravidez, e ela vem piorando. Sinto cada vez mais dores nas costas e abaixo das costelas. Além disso, uma hérnia na lombar, entre L5 / S1, que me faz precisar de fisioterapia direto. Fiz durante toda a gravidez, e a dor da lombar ficou mesmo boa durante o período em que eu me exercitei.
Com o tempo, os problemas para dormir pioraram, e já não conseguia mais chegar cedo à fisio, que era às 8h. Faltando, as dores na lombar voltaram.
Fiz também acupuntura a gravidez quase toda, para ver se os problemas para dormir diminuiam e para reforçar o tratamento da lombar. Mas, nunca soube ao certo se estava ajudando ou não. Às vezes achava que estava ajudando a ficar mais calma, depois passava por um dia de estresse terrível e começava a achar que não ajudava nada. E assim ia com cada coisa, até que acabei parando de fazer.
Inscrevi-me então na hidroginástica. Tem sido maravilhoso. Adoro nadar, ficar na piscina me faz bem, sentir o corpo leve, o som da água, fazer um exercício aeróbico, enfim, tudo isso está me ajudando a dormir mais pesado. Às vezes nem levanto à noite para fazer xixi, o que aos 8 meses de gravidez é um fato a se comemorar! Rs...
Estou curtindo muito fazer essas aulas de hidro. São num local especializado em gestantes, cheio de grávidas, todas conversando sobre assuntos diversos, especialmente a experiência da maternidade. Muito gostoso o local. A professora é ótima, super atenciosa e vê-se que sabe o que está fazendo.
Ultimamente o que vejo é que tenho estado muito irritada. Não sei se isso é normal no final da gravidez com algumas mulheres. É chato sentir-me assim. Fico pensando no que passo para a minha filha. Será que nossos espíritos são conectados de alguma forma enquanto ela está aqui dentro? Ou será que são conectados sempre? Ou nunca? Vou ler alguma coisa sobre isso essa semana.